terça-feira, 5 de abril de 2011

Com a palavra nosso governador

Plano de Wagner articula maior atuação policial e engajamento da população na redução da violência

Agecom | Edmundo Filho
A boa receptividade dos moradores do Nordeste de Amaralina e do Calabar às ações do Pacto pela Vida, em Salvador, é um dos destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (5). O Pacto, segundo o governador Jaques Wagner, combina maior eficiência na área da Segurança Púbica e colaboração da sociedade com sugestões e críticas no enfretamento da violência e da criminalidade. “A população vê a polícia a seu serviço, que chega para combater o crime e dar segurança às pessoas. Realmente a gente tem sentido esse apoio”.
Wagner também informa sobre a viagem de sete dias à China, a partir deste sábado (9), em companhia da presidente da República, Dilma Roussef, com objetivo de atrair novos investimentos para a Bahia. Ele fala ainda de dois importantes eventos culturais envolvendo artistas estrangeiros – o israelense David Gerstein e o polonês Frans Krajcberg.
Ao revelar a preocupação dos governos federal e estadual, e sua, em particular, com a segurança do cidadão baiano, Jaques Wagner lembra que desde 2007 o Estado vem implementando várias ações como a contratação de mais policiais, renovação da frota de viaturas, melhoria de equipamentos, qualificação de pessoas nas polícias Civil, Militar e Técnica, melhoria das condições dos presídios, inclusive com ampliação do número de vagas, entre outras. Ele ressalta ainda que agora como resultado desse planejamento “todas as ações são mais arquitetadas, mais entrosadas, no combate principalmente ao tráfico de drogas”.
O governador enfatiza que a Bahia investe mais em melhoria da gestão e da estrutura do Estado para dar mais eficiência à Segurança Pública, iniciativas que culminaram na ocupação do Nordeste de Amaralina e do bairro do Calabar, “com a instalação da 1º Base Comunitária dentro dessa nova modalidade, desse planejamento”.
Outro assunto do programa é o Plano Plurianual Participativo, que começa, por Feira de Santana. “Em 2007 inauguramos um novo tempo, mostrando que governar também é compartilhar com a sociedade a direção do governo. Este ano vamos refazer esse processo, com mais experiência, mais qualificado, mais eficiente. Eu espero que todas as reuniões possam ser um momento de aprofundamento da discussão e de troca de idéias entre o governo e a sociedade civil baiana”, diz o governador.
Em relação à China, Wagner diz que a Bahia está levando várias alternativas de investimentos para o país asiático e produtos da agricultura familiar, que serão vendidos no escritório de apoio do governo federal brasileiro às exportações – a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). “Portanto, espero voltar dessa viagem estreitando os laços de relacionamento com a China, tanto cultural quanto na área do comércio exterior”.
Cultura – No programa, Wagner faz referência a homenagem aos 90 anos do artista plástico Frans Kraicberg, que doou suas obras para que o Estado organize o museu Krajcberg. Sobre a importância da obra do artista, afirma que em “vários estados brasileiros e na Europa têm obras fantásticas, sempre em um grito em defesa do meio ambiente, em defesa da preservação da natureza”. Na quarta-feira (7) haverá, no museu Rodin, na Graça, a abertura ‘Grito Krajcberg’, que marca o ano Mundial da Árvore, e, no dia seguinte, o lançamento, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves, de um documentário sobre a vida do artista.

Blog do Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.