quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional


Os métodos anticoncepcionais são muito discutidos entre as mulheres. No entanto, ainda há muitas informações por aí que merecem atenção. Para ajudar a tirar as dúvidas em relação ao assunto, o professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo José Aldrighi fala sobre os mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional. 

 
Veja abaixo:

1- Parar de tomar pílula pode causar acne?

Mito. Pelo contrário. Há muitas pílulas que são indicadas para pessoas que sofrem com acne. Elas ajudam no tratamento da oleosidade e deixam a pele mas bonita.

2 - Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?
Mito. Esta é uma afirmação falsa. Mesmo em adolescentes que tomaram pílulas por um longo tempo, o risco do câncer do mama é desprezível. Com relação ao câncer de colo uterino, também é desprezível. Apenas as portadoras do vírus HPV que usam pílulas contraceptivas merecem cuidadoso controle do colo do útero.

3 - Pílula engorda?
Mito. A pílula pode reter um pouco de líquido, mas modernamente, na maioria das vezes. Algumas até têm ação diurética.

4 - O humor de pessoas que tomam pílula muda?
Outro mito. De forma geral, isso não ocorre. Se há mudanças de humor, os motivos podem variar, não tendo relação com a pílula.

5 - Pílula ajuda a diminuir cólicas?

Verdade. A pílula afasta as causas orgânicas e reduzem significativamente as cólicas menstruais. Talvez esse seja o maior benefício não contraceptivo das pílulas, associado à redução do risco do câncer de ovário e útero.

6 - Quem toma por muito tempo tem dificuldades para engravidar?

Mito. O retorno, ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, é imediato, dentro em média de três meses.

7 - Pílula pode aumentar a celulite?
Esta é outra informação que não passa de um mito. Não há qualquer relação.

8 - É necessário parar de tomar a pílula por alguns meses depois de tomá-la por muito tempo?
Mito. Nunca se deve fazer pausa, pois há possibilidade de gravidez.

9 - A pílula provoca manchas na pele?
Verdade. Mulheres que já apresentavam manchas prévias no rosto podem apresentar maior risco, principalmente se expostas ao sol.

10 - Fumantes não podem usar pílulas?
Verdade. Fumantes acima de 35 anos tem contra indicação absoluta, pois o risco de infarto do miocárdio nessa faixa etária é muito alto. Naquelas abaixo de 35 anos, apesar de não haver contra indicação, é recomendável que suspendam o tabaco, pois existe risco de tromboembolismo, apesar de pouco comum.

Pílula diminui ou aumenta a libido?

Em geral, não altera. Porém, há relatos de aumento em algumas usuárias. Possivelmente isso ocorre pelo fato delas se sentirem mais relaxadas pela proteção.

Para finalizar, o professor alerta que “qualquer usuária iniciante de pílula deve ser orientada sempre para a dupla proteção, com o uso do preservativo”. 

http://vassouradepandora.blogspot.com/2011/04/mitos-e-verdades-sobre-pilula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.