sexta-feira, 8 de abril de 2011

Plano de Saúde

Em nota, Unimed do Sudoeste diz que apóia a classe médica

Press Release
A defesa permanente da valorização profissional e humana dos médicos, vinculada à justa remuneração e responsabilidade social no exercício de suas atividades, é a razão principal da existência do Sistema Cooperativista Unimed, ao longo de seus 43 anos de existência.
A Unimed transcende, para a classe médica, um mero campo de trabalho. Suas origens e forma de atuação a legitimam, também, como instituição representativa, colocando-a ao lado das entidades médicas nacionais, com a responsabilidade de viabilizar, para esta importante categoria profissional, as melhores condições de trabalho e remuneração.
Integrante ativa dos principais fóruns de discussões acerca das demandas da categoria médica e dos serviços de saúde destinados à população brasileira, a Unimed do Brasil busca, nestes encontros, o consenso em torno da construção de uma agenda positiva, visando enfrentar os principais desafios do setor, sempre com o viés de valorizar o ato médico.
Os debates ocorrem com divergências pontuais, mas com alerta para a necessidade de criação de alternativas e propostas concretas. Conforme já destacamos, a meta fundamental da Unimed é a valorização do trabalho médico com a alteração do quadro em que se encontra o sistema de saúde brasileiro, no qual se destacam restrições regulatórias e econômicas cada vez mais intensas e, em várias oportunidades, direcionadas à saúde privada, a exemplo da falta de uma política de reajuste que possibilite a recomposição dos crescentes custos assistenciais nas diversas regiões do país.
Nas sociedades cooperativas, todo o resultado das operações é direcionado aos associados; ou seja, neste modelo societário, a remuneração do médico não é fixada de forma unilateral ou mesmo negociada entre as partes, mas decorre de uma sistemática expressamente determinada pela legislação cooperativista (Lei nº 5764/71).
É preciso, portanto, reforçar a união das entidades, trazendo maiores chances de efetivação para as propostas. Isso exige esforço e atenção constantes para que sejam implementadas as justas reivindicações da classe médica à curto e médio prazos.
Com esse objetivo, o Sistema Unimed celebrou, em setembro de 2010, o Pacto em Defesa do Cooperativismo Médico e da Saúde: compromisso efetivo da Unimed do Brasil com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB) em relação às propostas ali listadas, que ultrapassam as demandas diretamente vinculadas ao cooperativismo de trabalho médico, alcançando o sistema de saúde brasileiro em sua totalidade.
Todavia, não basta celebrar um processo de articulação que represente, em última instância, uma perspectiva de continuidade do cenário atual, pois, apesar de mantermos conjuntamente uma série de ações que visam à valorização do trabalho médico, o quadro pelo qual lutamos ainda é uma realidade distante para o seu atendimento pleno, embora avanços progressivos tenham sido alcançados.
A Unimed do Brasil, por sua vez, em seu papel de integração e representação do sistema cooperativista de trabalho médico, está diuturnamente comprometida com o debate e desenvolvimento de iniciativas em prol de novos panoramas para o trabalho médico e o sistema de saúde brasileiro.
Esse é o nosso compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.