terça-feira, 26 de abril de 2011

Tire suas dúvidas sobre conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que não tem época para aparecer. Tanto no verão quanto no inverno, os surtos podem surgir em qualquer região do país. Mas com o clima mais frio, as pessoas tendem a ficar em locais fechados e em aglomerações, cenários perfeitos para a transmissão do agente causador da doença.

Conjuntivite é a inflamação da membrana transparente do olho conhecida como o “branco dos olhos” e pode ser causada por bactéria ou por vírus.

De acordo com o diretor de atenção primária da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho, que também é médico clínico geral, a Capital já teve surtos da doença, mas há alguns anos não é mais registrada nenhuma epidemia de conjuntivite em Santa Catarina.

Um dos fatores que contribuiu para o controle da doença, segundo Moutinho, é que a população está mais preocupada com a higiene, principalmente depois do aparecimento da gripe A. Para se precaver de ambas as enfermidades, a indicação dos médicos é estar sempre com as mãos limpas.

Outra dica para quem quer ficar longe da conjuntivite é evitar coçar os olhos com os dedos, mas usar lenços ou panos limpos. É importante também não compartilhar de objetos usados por pessoas que estão com a doença e evitar aglomerações, já que o principal meio de transmissão da conjuntivite é o contato direto com pessoas infectadas.

Para quem não conseguiu se livrar da doença, o diretor recomenda que procure um médico, principalmente porque as duas formas da inflamação são tratadas de maneira diferente.

Quando o agente é uma bactéria, Moutinho explica que o processo costuma ser mais intenso, com formação de pus. Para esse caso, a pessoa que contraiu a infecção deve ser tratada com antibiótico.

Já para o segundo tipo da conjuntivite, a viral, a principal característica é a vermelhidão dos olhos. O tratamento para esse tipo é o uso de medicamentos antivirais. Em ambos os casos, é importante que a pessoa que contraiu a doença também limpe sempre os olhos e as pálpebras afetadas com água limpa e fervida. Se tratada corretamente, a infecção pode ser curada em cinco dias, afirma o diretor. 

http://conjuntivite-tratamento.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.