sábado, 30 de abril de 2011

Treinamento antiterrorismo

Agentes brasileiros têm curso
antiterrorismo no Rio de Janeiro

Felipe de Oliveira
Felipe de Oliveira
Agentes treinam técnicas de abordagem a suspeitos.

Cerca de vinte policiais civis e militares, membros das Forças Armadas brasileira e guardas municipais participam no Rio de Janeiro de um treinamento dado por membros da Swat (Special Weapon and Tatics, sigla em inglês para unidade de armas e táticas especiais) de Israel que prepara agentes de segurança para agirem em situações de perigo de ataques terroristas. O curso é realizado pelo ex-major da Swat Israelense Dave Key.
Para ele, cursos como esses são de extrema importância principalmente pelo fato de que o Brasil irá sediar grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, com a participação de autoridades e atletas do mundo todo.
- Lá em Israel já temos uma experiência, existe um nível de alerta. Aqui no Brasil a população não está acostumada com isso. Lá combatemos homens-bomba, aqui isso não acontece, mas como o Brasil vai sediar grandes eventos, tem de se preparar para tudo.

O curso está sendo realizado em duas partes. Na primeira o instrutor realizou aulas teóricas. Na segunda parte os alunos realizaram simulações de resgate, abordagem e ataques terroristas. Segundo o ex-major, o segredo para o Brasil combater o terrorismo é investir na área de inteligência.
- Precisam investir na inteligência. Temos de trabalhar com as agências de inteligência de outros países como os Estados Unidos e também Israel, até porque eles vão estar aqui.
Outra questão que Key aborda é que, por exemplo, em Israel a população já está acostumada e preparada para agir em determinadas situações suspeitas, evitando possíveis problemas.
 
- A população em Israel já está acostumada. Na semana passada um homem deixou uma bolsa em um ponto de ônibus, e em menos de dois minutos, já havia mais de vinte chamadas para a polícia de Israel. Em alguns minutos o pacote explodiu, mas ninguém se feriu devido a esses cuidados.
O curso termina neste sábado (29) na zona portuária do Rio de Janeiro, onde acontecerá uma simulação de um ataque terrorista no porto. Com isso, Key pretende orientar os agentes a como realizar uma operação de resgate em condições adversas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem fiquem a vontade esse espaço é seu.